ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

domingo, 3 de abril de 2011

HANDEBOL HISTÓRICO

Andebol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a verificabilidade. (desde janeiro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Andebol

Um jogador arremessa à baliza durante uma partida de handebol.
Olímpico desde: 1936 H / 1976 S
Desporto: Handebol
Praticado por: Ambos os sexos
Campeão olímpico
Pequim 2008
Homens
França Mulheres
Noruega
Campeão mundial
Suécia 2011 H
Rússia 2005 S
Homens
França Mulheres
Rússia
Andebol (português europeu) ou handebol (português brasileiro) (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.
Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão[carece de fontes] mesmo nunca tendo conseguido uma medalha olímpica; o esporte já é largamente praticado nas escolas,já que acontece um aproveitamento em larga escala das quadras de futebol de salão para o handebol.
Índice [esconder]
1 História
2 Jogos Olímpicos
3 Táticas defensivas
4 Regras
4.1 A bola
4.2 Manejo de bola
4.3 Comportamento com o adversário
4.4 Área do gol
4.5 Lançamento da lateral
4.6 Tiro de meta
4.7 Canto
4.8 Tiro Livre
4.9 Lance de 7m
4.10 Bola ao ar
4.11 Os árbitros
5 Handebol de Praia
5.1 Dimensões do Campo
6 Outras curiosidades
7 Ligações externas
História

Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Andebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o andebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o andebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Jogos Olímpicos

Ver artigo principal: Handebol nos Jogos Olímpicos
Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. O desporto voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol ACESSO EM: 3.4.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário