ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIETA E ATIVIDADE FÍSICA



Dieta x atividade física

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Luana Stoduto, nutricionista*
luana@bemleve.com.br


Quando o assunto é alimentação e atividade física, a maioria das pessoas não sabe bem o que ingerir antes e depois dos treinos. No entanto, a dieta certa melhora o rendimento e os resultados.

Antes da atividade física, o melhor plano a ser seguido é consumir alimentos que sejam fontes ricas de carboidrato, pois ele é o responsável pelo fornecimento da energia necessária ao organismo. Além disso, permanecem no estômago por menos tempo, sendo o combustível ideal para quem pratica exercícios. Boas opções de lanche são o pão integral, biscoitos e bolachas feitos com aveia, como também leite desnatado e banana. Já as proteínas e gorduras promovem uma digestão mais lenta, portanto, a refeição anterior aos exercícios deve ser pobre desses nutrientes.

Após os exercícios de musculação, devido ao desgaste dos músculos e o cansaço, os alimentos ideais são os que contenham proteínas - importantes na reposição do nutriente e na otimização dos resultados.

Durante a prática de qualquer atividade física, a temperatura do corpo se eleva. Para manter a temperatura ideal e recuperar seu equilíbrio, o corpo transpira e ocorre a perda de líquido por meio dosuor. A evaporação do suor elimina parte do calor e também substâncias importantes para o corpo, como água e sais minerais. Por isso, precisamos repor essa perda e manter o bom funcionamento do organismo com a hidratação. Água ou repositores hidroeletrolíticos são fundamentais.

Dica de lanche para antes da musculação:
1 pão francês com 1 col. (sobremesa) de cream cheese light + 1suco de fruta

Pós-musculação:

1 sanduíche de pão integral com frango desfiado, ricota e rúcula + 1 suco de laranja.


*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).