ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

HANDEBOL NO BRASIL

O Brasil é um país cheio de esportes é praticamente impossível uma pessoa não se identificar com algum deles, é interessante saber que em meio a tantas opções todas elas são muito saudáveis  e podem trazer muitas coisas boas para a vida de cada pessoa. O futebol é o mais cobiçado entre todos os esportes existentes e faz dele o que mais recebe investimentos em nosso país, principalmente porque a televisão transmite diversos jogos para o público brasileiro que em horário de partidas fica enfrente a televisão assistindo e comentando os melhores lances. Após as partidas ainda existem milhares de pessoas que comandam programas esportivos em rádios e televisão falando sobre o esporte. Nesse caso temos até mesmo emissoras especializadas nisso como ESPN e Bandsports que fazem toda a sua programação com mais espaços para o futebol do que para as outras atividades esportivas.
Mas mesmo com todos esses prestígios o futebol não é a única opção para as pessoas que contam com mais esportes interessantes como o Handebol, esse que surgiu em nosso país logo após a primeira guerra mundial uma vez que militares alemães vieram para nosso país e se estabeleceram na região sul por conta da semelhança com o país que vieram. Com isso os brasileiros da época passaram a ter mais contato com a cultura estrangeira, não apenas com o jeito de falar como também as atividades que essas pessoas faziam para passar o dia. Dentre as coisas que conhecemos veio o handebol que não ficou tão conhecido nas terras do sul como em São Paulo onde teve mais notoriedade ainda mais que em 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como presidenta Otto Schemelling. Nesse período ainda era o handebol de campo que atualmente é menos conhecido depois vieram outras modalidades onde se destacou o de salão que foi oficializado em 1954, nesse ano foi disputado o primeiro torneio aberto da modalidade realizado ao lado do Esporte Clube Pinheiros em uma quadra improvisada.
A modalidade realizada com apenas sete jogadores agradou tanto que a Confederação Brasileira de Desportos resolveu criar um departamento de handebol, isso possibilitou a organização de torneios e campeonatos brasileiros em diversas categorias tanto masculinas como femininas. Mas o grande momento deste esporte veio quando ele foi introduzido nas atividades escolares e também nos torneios realizados pelas escolas no ano de 1971, já no ano de 73 tivemos 36 equipes participando de um torneio realizado em Maceió-AL onde foram 20 equipes masculinas e dezesseis femininas. Na atualidade esse esporte já faz parte de diversos campeonatos do mundo inteiro onde equipes brasileiras são convidadas a participar, para isso é necessário que estejam disputando o campeonato nacional e através deles consigam conquistar vagas em outros determinados esportes. A atual Confederação Brasileira de Handebol foi fundada em 1º de junho de 1979 se mantende até hoje e dando assistência às equipes, com isso o Handebol é hoje uma das principais atividades esportivas nas escolas.