ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PRATICAR ESPORTES FAZ BEM A SAÚDE




 A busca pela vida saudável, um corpo atraente ou simplesmente um espíritoesportivo, está fazendo com que cresça o número de pessoas que praticamesportes e atividades físicas regulares e isso é algo extremamente positivo.
Pois, quando o assunto é saúde, a prática esportiva só traz benefícios para a saúde, pois estudos nas mais diversas áreas da medicina atestam os diversos benefícios que a atividade física traz para a saúde.

Mas, antes de começar qualquer tipo de esporte é necessário que a pessoa faça uma avaliação médica e verifique quais são as principais modalidades esportivas que você pode praticar, pois devemos lembrar que não podemos ultrapassar nossos limites, por exemplo, um sedentário não vira um atleta de uma hora para outra e um obeso terá que fazer a escolha certa para não causar lesões nas articulações e nos músculos.
Para garantir uma boa relação entre o esporte e a saúde é necessário ter alguns cuidados, entre eles estão:
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física consulte um médico e diga se você possui algum tipo de problema e não se esqueça de pedir para que o médico solicite vários tipos de exames;
Tenha uma dieta alimentar equilibrada, optando sempre por alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, não se esquecendo também dos carboidratos e proteínas que ajudam a dar energia para as atividades e a tonificar os músculos;
Verifique e respeite o seu limite de esforço físico e não se esqueça de optar por aquela atividade física que você gosta e que lhe traz prazer, além dos benefícios para a saúde.
Todas as pessoas desde pequenas devem praticar algum tipo de esporte, pois o mesmo faz bem para a saúde e acaba permitindo com que as pessoas fiquem com um corpo saudável e bonito. A prática da atividade física é extremamente importante para diminuir a gordura corporal, faz bem para a saúde mental e faz com que as pessoas diminuam o estresse e a ansiedade do dia a dia.
Pessoas que praticam algum tipo de atividade física regularmente têm riscos menores de sofrerem com doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer de cólon, câncer de próstata, pulmão, mama, hipertensão e acabam com os males do sedentarismo.
Por isso, é importante adotar a prática regular de atividade física desde pequenos e aproveitar tudo de bom que o esporte proporciona para o corpo e o organismo.