ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DESCANSE PARA GANHAR MASSA MUSCULAR


DESCANSE PARA GANHAR MASSA MUSCULAR
Por Carmen Moraes


Se você quer ganhar massa muscular ou emagrecer com exercícios academia, é importante manter a regularidade das aulas. Mas tão importante quanto, é dar tempo suficiente para o corpo descansar.
Isso porque o ganho de massa e força muscularocorre após o exercício. Afinal, durante o treino, perdemos a energia necessária às contrações e asproteínas do músculo se degradam, o que causamicrolesões no tecido e um processo inflamatório.
Após o treino, então, o corpo começa seu processo de recuperação. Nesse período as proteínas são repostas e aumentam, criando mais massa muscular.
Para que tudo isso ocorra de maneira apropriada, é preciso repouso e dealimentação adequada.
Durante esse tempo necessário de descanso, nosso organismo começa a produzir hormônios como o IGF 1 (Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1), que informa ao corpo que ele precisa produzir moléculas de proteína.
É fundamental ainda ter uma boa noite de sono, pois dormir bem garante que o corpo produza o GH (hormônio do crescimento), outra substância responsável pela construção do tecido muscular.
Para que todo esse processo possa acontecer, os músculos exercitados não devem ser submetidos à sobrecarga por um período que varia de 24 a 72 horas.
Como saber o tempo que seu corpo precisa? É fácil. Se a dor muscular causada pelo exercício ainda estiver incomodando, é sinal de que o processo ainda não se completou.
Fadiga
Para realizar as contrações, usamos a energia estocada nas células dos músculos. Quando esse estoque acaba, por mais que o cérebro “ordene” o movimento, omúsculo para de se contrair e entramos em fadiga muscular.
Esse sistema de defesa do músculo não permite que o esforço continue após o seu limite. Se, depois disso, for feito um descanso suficiente, ele se recupera.
Porém, vale ressaltar que quando chegamos à fadiga, já ultrapassamos nossos limites e o risco de lesões aumenta bastante. Por isso, o ideal é não abusar de uma só vez dos exercícios.

   FONTE:       http://www.corposaun.com/descanse-para-ganhar-massa-muscular/8171/