ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

5 MINUTOS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE MELHORAM AUTO ESTIMA

Estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar a saúde mental.

A pesquisa contou com a participação de 1.250 pessoas, dentre as quais, os praticantes de atividades físicas ao ar livre apresentaram rápidas melhoras no humor e na autoestima. Há muito tempo, a atividade física é defendida por especialistas como uma das formas de prevenir e combater o estresse em médio e longo prazo. 

Os pesquisadores analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.

Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens. Os pesquisadores observaram que o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio.

Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, pessoas geralmente sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre.

"Empregadores, por exemplo, deveriam incentivar seus funcionários a fazer uma curta caminhada em um parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o estresse", disse.

De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude. 

Outro estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos também trouxe resultado semelhante. Ele apontou que, quando nos exercitamos durante 10 minutos, mudanças metabólicas importantes se estabelecem e continuam ocorrendo no nosso organismo durante a hora seguinte. Entre as principais mudanças, destaca-se o aceleramento de moléculas que se formam no organismo de quem se exercita e estão relacionadas à queima de gordura e à diminuição da atividade de outros metabólitos, os ligados ao estresse.