ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

domingo, 28 de agosto de 2011

SAIBA O QUE É IMC

O que é o IMC - Índice de Massa Corporal? 


O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal.

Como o Índice de Massa Corporal (IMC) é usado? 

O IMC é usado como uma ferramenta para identificar possíveis problemas de peso para adulto. Entretanto, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, a pessoa pode ter um IMC alto, porém para determinar se o excesso de peso é um risco para a saúde o médico precisa fazer mais análises que podem incluir medição das dobras cutâneas, avaliação da dieta, atividade física, histórico familiar, etc.


Como calcular o IMC 


O IMC é calculado pela seguinte fórmula: Peso em kg / (altura em metros) 2
Por exemplo, se uma pessoa tem 68 kg e 1,65 m de altura, seu IMC é = 68 / (1,65)2 = 24,98.

Interpretação e tabela do IMC 

Para adultos acima dos 20 anos de idade o IMC é interpretado usando padrões de categorias de peso que são as mesmas para todas a idades e sexo. Para crianças e adolescentes, o IMC leva em consideração o sexo e idade. 

O padrão de classificação pelo IMC é dado pela seguinte tabela:
IMC
Classificação
Abaixo de 18,5
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9
Peso normal
Entre 25,0 e 29,9
Sobrepeso
Acima de 30
Obesidade


O quanto confiável é o IMC como indicador de gordura corporal?
 



A correlação entre o IMC e a gordura corporal é bastante forte, porém varia conforme sexo, etnia e idade. Essas variações incluem os seguintes exemplos:* No mesmo IMC mulheres tendem a ter mais gordura que homens.* No mesmo IMC, idosos em geral tendem a ter mais gordura corporal do que adultos jovens.* Atletas bem treinados tendem a ter IMC mais alto devido mais à quantidade de músculos do que de gordura. 

Também é importante lembrar que o IMC é somente um dos fatores relacionados ao risco de doenças devido ao peso. Para avaliar a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas à obesidade também é recomendável:* Medir a circunferência da cintura, uma vez que a gordura abdominal representa mais riscos à saúde.* Avaliar outros fatores de risco da pessoa como pressão alta ou sedentarismo. 

Se um atleta ou pessoa musculosa tiver um IMC maior que 25, ainda assim considera-se que está acima do peso? 

É importante lembrar que o IMC não mede a gordura corporal diretamente e que o peso da pessoa inclui não só gordura, mas músculos também. Como resultado, algumas pessoas com IMC elevado podem não ter alto percentual de gordura corporal. Por exemplo, atletas bem treinados podem ter IMC maior devido aos músculos e não à gordura corporal.



Créditos:Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Texto: Centers for Disease Control and Prevention
FONTE:
http://www.saudeesportiva.com.br/imc.php

CALCULE O SEU IMC AGORA MESMO, ENTRE NO LINK , NO LADO DIREITO DA PÁGINA, LOGO ACIMA DA PROFESSORA VIRTUAL E VEJA SE VC ESTÁ NO PESO IDEAL.

PROF. NELSON TORRES   28/08011