ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS DIÁRIOS AUMENTAM ESTIMATIVA DE VIDA EM 3 ANOS

Apenas 15 minutos de exercício físico moderado por dia pode acrescentar três anos na vida de uma pessoa, indicou uma pesquisa em Taiwan.
A redução da prática de exercícios de 30 minutos para apenas 15, faz com que os médicos fiquem mais otimistas. Segundo os especialistas, como a maioria das pessoas tem dificuldades para manter a recomendação de 30 minutos diários de atividade, cinco dias por semana, ao se identificar uma dose menor, provavelmente mais pessoas estarão motivados a levantar do sofá.
O pesquisador Chi Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, disse que dedicar 15 minutos do dia a formas moderadas de exercício, como um andar mais acelerado, poderia beneficiar a todos.
Ainda de acordo com Chi Pang Wen, o tempo de atividade para homens, mulheres, jovens e idosos, fumantes, pessoas saudáveis e não tão saudáveis deve ser igual. E conclui: os médicos ao atenderem a qualquer tipo de paciente podem dar o conselho que serve para todos.
A equipe coordenada por Wen, acompanhou cerca de 416 mil pessoas durante 13 anos, analisando seus históricos de saúde e os níveis de atividade física realizados em cada ano.
Depois de considerar as diferenças de idade, pesosexo e uma série de outros indicadores ligados à saúde, eles descobriram que os que faziam apenas 15 minutos de exercícios moderados por dia aumentavam a expectativa de vida em três anos, comparados àqueles que permaneciam inativos.
Segundo a pesquisa, o exercício diário também está ligado à uma incidência menor decâncer, e parece reduzir as mortes ligadas ao câncer em uma em cada dez pessoas.
Chi Pang Wen conclui dizendo que cedo ou tarde, as pessoas vão morrer, mas comparado com o grupo inativo, o grupo que faz um pouco de exercício tem uma redução de 10% na mortalidade por câncer.
As descobertas foram publicadas na revista médica The Lancet.