ARACILDA

ARACILDA

BLOG NA REDE

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Exercício com mini-trampolim diverte e pode ser feito em casa


Nas academias, a presença do mini-trampolim, em aulas chamadas de power jump ou jump fit, ganham cada vez mais adeptos. Os movimentos sobre o acessório, ao som de músicas contagiantes, tornam a atividade muito divertida, favorecendo o condicionamento físico e a coordenação motora, ajudando a emagrecer e tonificando a musculatura – sem o reclamado tédio de atividades como a musculação tradicional. E o melhor de tudo é que dá para treinar sem ir à academia, o que coloca muita gente como candidata ao exercício. 

Acompanhe, a seguir, os principais diferenciais desta modalidade: 

É divertido demais: a versatilidade do acessório evita a monotonia. Com música para embalar e  uma boa companhia o esforço para concluir as séries nem será observado. O importante é não exagerar na empolgação no começo para não perder o pique e abandonar o exercício antes que os resultados apareçam.

Não ocupa espaço: o acessório tem, em média, uma largura de 92 centímetros e profundidade de 20 centímetros. E ainda há versões dobráveis. Portanto, você pode guardá-lo facilmente em qualquer lugar da casa ou até mesmo escondê-lo embaixo da cama. 

Traz disposição: como se trata de um exercício aeróbio, o condicionamento físico, o sistema cardiorrespiratório e a respiração melhoram muito. Com isso, o maior preparo fará com que as tarefas do restante do dia não sejam páreo para você. 
 
Adeus calorias: especialistas estimam que uma aula de 30 minutos pode queimar de 250 a 500 calorias, em intensidade média da atividade sobre a cama elástica. Com o passar do tempo, os exercícios vão ficando mais fáceis e o aumento da intensidade pode eliminar um número ainda maior de calorias.

Ótimo para combater a celulite: a série de pulos na cama elástica flexiona muito os músculos dos membros inferiores e faz com que se pressione levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo. Sem esse acúmulo, a celulite vai embora.

Tonifica a musculatura e afasta as dores na coluna: os movimentos deixam os músculos durinhos, principalmente, membros inferiores (coxas, panturilhas, o bumbum e os músculos da região do quadril).  Além disso, a constante exigência por equilíbrio fortalece a musculatura de vários músculos abdominais e dorsais. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas. 

O mini-trampolim traz menos risco de lesões que outras atividades: exercícios como correr, saltar, descer – simulados no acessório – fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos. E o melhor: a lona elástica absorve boa parte dos impactos, bem diferente de uma corrida sobre o asfalto, por exemplo. 

Quem preferir adquirir uma cama elástica e partir para o exercício em casa, precisa ter atenção à alguns detalhes antes e durante o treino: 
 
  • Consultar um médico para ter certeza que está preparado fisicamente para fazer a atividade; 
  • Buscar usar roupas e tênis que sejam apropriados e, assim, não incomodem durante a atividade; 
  • Quando estiver fazendo os exercícios, concentrar a força para os movimentos no centro da cama elástica para não correr o risco de atingir as costuras e molas do aparelho;
  • Também é importante aprender a descer do mini-trampolim pela parte da frente. A dica é importante porque, depois de uma série extenuante, as pernas podem ficar bambas e há risco de queda. Desta forma, o ideal é descer pela parte de trás do acessório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário