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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DANÇA


História da dança
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.
Classificação e gêneros
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar:
§  dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
§  dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
§  dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).
§  Quanto a origem:
§  dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
§  dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
§  dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
§  dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
§  Quanto a finalidade:
§  dança social (ex.: dança de salão, axé, tradicional);
Dança e educação
A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes; e é citada nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educação Física. O profissional de Arte trabalha a dança como atividade e linguagem artística, forma de expressão, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Enquanto que o profissional de educação física se utiliza da dança de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto bio-fisiológico, e forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde que é sua área de atuação.


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